24 de dezembro de 2011

Selos

Gente, desculpa pela falta de postagens, eu tava cheia de idéias pra posts mas tinha que decidir os nominados para o Catt Awards 2011 (participe!) e também estou criando um blog com a minha BF que logo, logo vai estar pronto :) Espero que entendam.
Filatelia é a arte de colecionar coisas como selos ou moedas raras para formar uma coleção geral ou temática (somente selos de tal país, ou de tal tema, somente moedas de tal país, ou de tal ano, etc..).
Também faz parte entender do assunto, por exemplo, se você tem uma coleção de selos, saber sobre os selos em geral e sua história, e também saber a história dos selos que estão na sua coleção.

Hoje eu vou falar sobre os selos, alguns são muito lindos, os preços podem variar entre 50 centavos e até milhões de reais, os mais caros (isso considerando selos de outros países e que não estão em circulação, já que os mais antigos valem mais.)

Um pouco mais: O primeiro selo impresso no Brasil foi o Olho de Boi, que esteve em circulação em 1843 e 1844. Existem três tipos de Olho de Boi, de 30, 60 e 90 réis (moeda utilizada na época).

Olho de Boi
Houve na época uma discussão sobre se os selos deveríam ter ou não uma imagem do imperador Dom Pedro II (então imperador) mas chegou-se à conclusão de que isso difamaría a imagem de Sua Majestade.

Clique em continuar lendo para saber mais sobre os selos de todo o mundo
O primeiro selo impresso no mundo foi o Penny Black, também conhecido como One Penny Black, na Inglaterra, 6 de maio de 1840. A idéia foi de Sir Howland Hill, já que antes da criação do selo, quem recebía a carta era quem pagava, o que criava um enorme número de devoluções. O selo era usado para mostrar que a carta havia sido paga.
Em 1841, foi substituído pelo One Penny Red, pois como o One Penny Black era preto, o carimbo do correio não ficava muito visível e era possível reutilizá-lo sem que vissem que já havía sido usado.
O One Penny Red passou a ser o principal selo da Inglaterra e nunca teve grandes modificações, mas em 1850 passou a ter as bordas dentadas, pois antes eram retas.

O Two Penny Blue era o selo usado para franquear cartas de segundo escalão. Tinha quase o mesmo desenho que o One Penny Black mas com o fundo azul.
Em 1841, passou a ter um diferente tom azul, mas na hora da impressão saía com quase o mesmo tom que o antigo, pelo qual foram feitas linhas brancas no topo e no fundo do selo.

           One Penny Black          Two Penny Blue                     One Penny Red

Jenny Invertido

O Jenny é um selo estado-unidense com o desenho do avião Curtiss Jenny, desenhado especialmente para o correio aéreo.
Em um erro de fábrica, foi feito um Jenny com o desenho central de ponta-cabeça. Só se conhecem 100 Jenny Invertido (como foi chamado) o que o torna um selo muito raro.
O Jenny invertido é o selo mais caro dos EUA, e foi recentemente vendido por nada mais nada menos que 2.970.000 de dólares (haja dinheiro.)

               Jenny                                                   Jenny Invertido


4 Annas Invertido

O 4 Annas (anna= antiga moeda indiana) foi um dos primeiros selos da Índia e um dos primeiros do mundo com mais de uma cor (vermelho e azul).
Um erro de fábrica fez com que o perfil desenhado no selo saísse ao contrário. Só se conhecem 30 selos com esse erro.

                    4 Annas                                           4 Annas Invertido

Hawaiian "Missionaries"

Foi o primeiro selo impresso no Havaí, e é valioso porque só existem 15 Hawaiian Missionaries no mundo.



Como tirar o selo de um envelope

Nunca arranque um selo, já que pode rasgar. Encha uma vasilha com água até a metade, coloque o envelope (de preferência recorte só a parte do selo, senão vai desmanchar tudo) de cabeça para baixo, e em alguns minutos o selo vai se descolar. Pegue com uma pinça e coloque de cabeça para baixo em cima de um jornal para secar.

Dicas

Nunca cole um selo em um caderno ou uma folha de papel. Se você não tem aqueles arquivadores especiais para selos, guarde numa daquelas bolsinhas plástica para pastas, num lugar onde não amasse.

Se vc quer começar uma coleção, primeiro procure entender do assunto, estudar a história dos selos. Depois, decida se vc quer ter uma coleção específica ou geral. Se for específica, procure pesquisar sobre o tema da sua coleção. Se for geral, procure pesquisar sobre cada selo separadamente, pois nenhuma coleção está completa se vc não sabe sobre os selos.

Onde pesquisar? Se vc só tem selos do Brasil que estiveram ou estão em circulação entre 1997 e 2011, eles estarão nesse link (www) e se vc clicar em cada um deles, aparece uma pequena explicaçãozinha.

Boa sorte com a sua coleção? Gostaram do post?
Fim de post, by Cherry *-*

Um comentário:

  1. OI, ok ,adoreei o seu blog haha !

    ja to seguindo , segue de volta se puder ?

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir