5 de dezembro de 2011

O que é que um blog precisa?


Todo mundo sabe, criatividade, organização e blá blá blá, mas a receita da "masa" de todo blog é:


Criatividade: É o que faz um blog ser famoso, já que nenhum sería se fossem todos iguais. O que faz uma pessoa ler e seguir um blog é, em parte, a criatividade.


Organização: Não deve ser a primeira vez que vc lê isso: Ninguém gosta de ler um blog todo bagunçado com fontes gigantes e ilegíveis e gadgets pulando pra fora da sidebar. Evite usar muitos gadgets como aquele passarinho do twitter que fica te seguindo pelo blog, aquele botãozinho que diz "topo" ou cursores com brilhinho. Um deles é cute, mas evite exagerar.



Design: Um blog bagunçado não é o mesmo que um blog com cores que contrastam e design bem chamativo. Só cuidado pra não exagerar nas cores e acabar deixando o seu blog que nem um arco-íris. E  que um blog tenha um design delicado não quer dizer que não possa ser chamativo. Tente colocar algo que chame a atenção do cabeçalho e algo mais básico na sidebar para que não compitam.


E depois da "massa" vem o "recheio", que são algumas atitudes que o blogueiro deve ter para que o blog seja mais famoso. Afinal, a simpatía também conta.


Cuidado com a inspiração: Mesmo que o seu objetivo não seja plagiar, se vc se inspirar num blog pode acabar ficando muito parecido e as pessoas vão pensar que é plágio. Tenha esse cuidado quando for se inspirar em algum blog.


Responda: Ninguém está te obrigando a seguir só porque o outro seguiu, ou votar só porque o outro pediu para vc votar. Mas se alguém comentou no seu blog, responda, eu sei que muitas vezes não dá tempo e tudo isso, mas tente arranjar um tempinho só pra ir dar uma olhada no blog e agradecer o comentário, são esses pequenos gestos que fazem uma blogueira simpática, e dá té vontade de comentar porque vc sabe que vão te responder.


Cumpra com as suas promessas: Só prometa se vc tem certeza que vai poder cumprir. Não dê alarmes falsos tipo "Vou fazer um concurso logo, fiquem atentos!" e depois nada de concurso, tente não avisar tudo com antecedência, porque se não der, os leitores vão ficar achando que vc é daquelas que fala muito e faz pouco, e isso pode fazer com que eles evitem o seu blog.


Lide bem com as críticas: Ninguém gosta dessas críticas anónimas e essas pessoas chatas que falam que o seu blog é horrível, mas é bom saber lidar com as críticas construtivas. Você pode receber críticas do tipo "Posso falar uma coisa? Eu acho que falta um pouco disso, um pouco daquilo e isso pode melhorar. O resto tá bom, eu gostei principalmente disso e disso." e vc tem que saber responder, se vc acha que assim tá bom vc pode falar "Obrigada, mas eu gosto disso assim porque isso isso e isso" ou simplesmente dizer "Eu pessoalmente gosto disso assim, cada um tem o seu gosto" e se vc acha que isso podia mesmo melhorar, vc pode arrumar e dizer algo do tipo "Nossa, obrigada, isso não tava mesmo muito bom, acho que agora ficou melhor, o que vc acha?" mas não precisa excluir o comentário e ficar toda deprimida por causa disso ou responder "E vc, já olhou seu blog? Olha isso, é horrível, e depois vem falar do meu!".


Peça ajuda: Com isso eu não quero dizer que é pra vc ir de blog em blog "Eu preciso de ajuda com o meu blog, como faço pra deixar que nem o seu? Me ajuda?" mas se vc viu alguma coisa legal num blog e não sabe como fazer, não fica com vergonha nem com orgulho de dizer "Será que vc podia fazer um tutorial disso? Eu achei tão legal!"


Escreva bem: Tente não usar muitas gírias ou escrever como eu-é-quem-mando, e ser simpática com os leitores, como se estivesse conversando com eles. Esses são detalhes que deixam um blog mais agrádavel de ler.


Então cutes, é isso, essas são algumas coisas que ajudam muito a deixar um blog mais agradável e dar até gostinho e entrar e comentar.


Fim de post, by Cherry *-*

4 comentários:

  1. Amore, é o sublinhado/pontilhado dos links ou do negrito, itálico e sublinhado? Beijos :)

    http://cutieteens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Você posta tudo que postou no Cutie Vintage aqui ou vice-versa isso é chato!
    Porque entao 2 blogs?
    Só para ter designes diferentes?
    Poe um post eu um, um post em outro, de diferentes assuntos!

    ResponderExcluir
  3. É que não são 2 blogs, é o mesmo blog só que com designs diferentes, por isso até tem o mesmo nome, não são blogs com assuntos diferentes e sim o mesmo blog mas com designs diferentes, o leitor escolhe qual ele prefere ler.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, concordo com a criatividade!
    Passa lá no Closet Teen, tá de cara nova (natalina. Quer ser afiliada lá do blog?

    Beijos
    Closet Teen

    ResponderExcluir